Benfeitores do PVF chegam para o Encontro em Agudos « Pró-Vocações e Missões Franciscanas – Província Franciscana da Imaculada Conceição
Highslide for Wordpress Plugin

Artigos, Destaque 1, Notícias › 17/04/2017

Benfeitores do PVF chegam para o Encontro em Agudos

pvf_200417_pvf

Moacir Beggo

Cerca de cem benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas já estão no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP). Dois ônibus vindos de São Paulo trouxeram
a grande maioria dos participantes para o encontro anual que começa hoje e termina no domingo, 23 de abril. Eles foram recebidos por Frei Alvaci Mendes da Luz, o coordenador do PVF, e Frei Alexandre Rohling, o conhecido Frei Xandão, que garantiu a animação na recepção com Lucas Vieira.

Os benfeitores estão em Agudos para um momento de confraternização, partilha e formação franciscana. Este encontro é também uma oportunidade única de se retirarem da vida agitada nas grandes cidades e repetirem uma experiência que acontece desde 1999, quando foi realizado o primeiro encontro. “Hoje, o espírito continua o mesmo. Os benfeitores se alegram, rezam, partilham experiências e momentos de vida. No fundo é uma grande confraternização, e espero que este ano seja de igual modo para todos os participantes”, aposta Frei Alvaci Mendes da Luz, coordenador do PVF.

pvf_200417_3Este encontro anual reúne participantes, em sua maioria, da cidade de São Paulo, mas também de estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, onde a Província se faz presente. São esperadas mais de 100 pessoas, além dos frades que trabalham diretamente no Pró-vocações e na animação vocacional. O palestrante será Frei João Francisco da Silva (foto ao lado), Definidor da Província e guardião da Fraternidade do Seminário Frei Galvão de Guaratinguetá (SP).

“Frei João Francisco dará o norte das reflexões e ajudará os benfeitores a pensarem no seu papel como cristãos e franciscanos. O tema sempre tem a ver com a espiritualidade franciscana e, desta vez, falaremos de ‘Francisco, o irmão universal’, tendo como pano de fundo a Campanha da Fraternidade e o olhar da Igreja para a questão ecológica”, explica Frei Alvaci.

Os benfeitores do Pró-Vocações ajudam com doações na formação dos futuros frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição. “Para a Província, é muito valioso saber que por trás de uma doação existe um franciscano, uma franciscana de coração, que nos quer bem e se motiva a nos ajudar”, acrescenta Frei Alvaci, explicando que também é o momento de agradecer pela generosidade e compartilhar os dons e graças recebidos.

O frade conta que os benfeitores têm a opção de fazer os encontros regionais. “Eles são organizados a partir de nossas paróquias e conventos. Trata-se de um dia de espiritualidade e fé, de oração e confraternização, em uma das regiões da Província. Essa modalidade facilita o deslocamento dos benfeitores, que podem conhecer o trabalho do Pró-Vocações e de nossas casas de formação”, reforça o coordenador do PVF. Atualmente, as casas de formação franciscana na etapa inicial estão em Ituporanga (Aspirantado e Ensino Médio), Guaratinguetá (Postulantado) e Rodeio (Noviciado).

Os benfeitores terão oportunidade de passar três dias no belo prédio construído em estilo neocolonial há 67 anos e que foi casa de formação da Província até 2010. Agora, a tradicional arquitetura, em meio a uma grande área arborizada com bosques e belos jardins, tem como missão exclusivamente ser Casa de Encontros.

  • Vilma Fischer Mantovani

    FOI MUITO LINDO! PARTICIPO TODOS OS ANOS COM MUITO CARINHO, SÃO DIAS DE MUITA PAZ NESSE LUGAR DE DEUS E DE FÉ MEUS PARABENS PELO EVENTO !OBRIGADO PELO CARINHO!